quinta-feira

TOM R. NO CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

Quando fui pra Espanha eu tinha dois objetivos: reconquistar minha ex-mulher que lá estava morando e fazer o caminho de Santiago com ela. O primeiro objetivo não deu certo e por isso o segundo quase também fracassou. Eu não queria fazer o caminho de Santiago sozinho. Aliás, eu não queria ir com qualquer pessoa, mas queria ir com minha ex. E como isso se tornou impossível, pensei em desistir da caminhada. Mas esse era um objetivo que travei lá atrás, quando ainda não tinha dinheiro pra sequer comprar a passagem de ida. Eu devia isso a mim mesmo, eu devia isso a minha parte do passado que cimentou a plataforma onde hoje eu desfilo. E fui. E no percurso muitas vezes pensei em como era irônico lutar pra obter conforto e depois de conseguir, se embrenhar numa viagem de 860 km a pé e dormindo em albergues (algumas vezes dormindo no chão por falta de leito). Tive muitos problemas e no meio da viagem pensei em desistir. Bolhas no pé, dores de cabeça e de estômago... por mais otimista que eu possa ser, ali eu fui realmente testado. Eu não fui atrás de iluminação, pois isso eu consigo lendo alguns livros de auto-ajuda como “O Segredo” e outros no mesmo gênero. Engana-se quem pensa que vai fazer esse caminho sagrado e voltar pra sempre iluminado. A iluminação é algo que vem e vai. Você precisa viver buscando-a. Afinal, vivemos num mundo de contrastes e não dá pra ser sábio o tempo todo assim como não dá pra ser feliz o tempo todo. Se alguém diz que sim, não lhe dê ouvidos. Fiz a viagem, como já disse, não por busca de iluminação, mas por questão de dívida, dívida comigo mesmo. Conheci um grupo de russos que fazia o caminho juntos e nesse grupo havia uma garota pouco mais nova que eu e que falava um português quase perfeito que aprendeu nos dez anos que trabalhou no parque do Beto Carrero em Santa Catarina. Pensei que ela apenas tinha simpatizado comigo mas percebi que era mais do que apenas simpatia quando tive que ficar de cama numa casa em Burgos por problemas de estômago e ela abandonou o grupo pra ficar comigo. É incrível como essas coisas acontecem. Rejeitado pela ex-esposa, eu encontro no caminho de Santiago uma russa que fala português e que se sente atraída por mim. Enfim... ela e seu grupo, ao final do caminho, me convenceram a partir para uma temporada na Rússia. E lá fui eu, com economias apenas para uns dias e os negócios me esperando no Brasil. Resolvi dar uma de louco e inconseqüente e aceitei o convite. Eu, que parti do Brasil em setembro com previsão de retorno para outubro, só voltei para casa no começo de janeiro, 4 meses depois.
Sobre o caminho, não tenho muito o que dizer... tem catedrais lindíssimas e antigas, mosteiros que se tornaram albergues, paisagens maravilhosas, mas o caminho é difícil... chão de terra, pedras, subidas... dá vontade de desistir... mas se você insiste, pode ser que encontre algo interessante... como eu encontrei... Assim é no Caminho de Santiago... Assim é na Vida!
Tom R.


******************************************************************************

Inscreva-se em nossa NewsLetter e receba semanalmente a postagem de destaque de cada semana do nosso blog MAIS DE MIL FRASES DE EFEITO. Vídeos motivacionais, Sugestão de Filmes de Efeito, Sons de Efeito, Vídeos de Efeito, Frases de Efeito, Matérias de Efeito, resumos de livros de Auto-Ajuda e muito, muito mais.
Preencha a linha abaixo com seu e-mail e usufrua Já desta vantagem:
Coloque aqui seu e-mail:



My Great Web page

34 comentários:

Anônimo disse...

E diz uma coisa, você ainda está com a Russa?
Espero que esteja muito feliz !!!
Tudo de bom , feliz 2010.

POR LUIZA MARILLAC disse...

Entrei no seu site a procura de uma frase de efeito, e realmente achei bem mais de mil frases
Agradeço a você por tão maravilhosas palvras nessa manhã.
Abraços

Unknown disse...

Nossa! Que história mais linda!!!

O AMOR DE CRISTO NOS UNIRÁ! disse...

Querido TOM!!!
Somos eternamente iluminados!!!
Basta estarmos em sintonia com esta luz divina que recebemos dos nossos AMADOS MESTRES. Tudo que acontece em nossas vida é merecimento.

Muita Luz!
Namastê!

Unknown disse...

Tom
Parabens pelo o site estou me beneficiando sempre que posso gostei de tudo e principalmente das freqüências me com elas talvez por ser técnico de som.
Acredito que não há coincidências e que nada e por acaso espero que você esteja feliz com a nova companheira de jornada FELIZ 2010

Unknown disse...

Caraca, que história linda, vc me deu uma enorme vontade de recomeçar, de dar uma de louca e fazer uma viajem bem louca, brigada meu amigo, espero que sua história tenha um final maravilhoso pra vc. um grande beijo.

rita disse...

Vc acha que essa viagem e' tudo oque dizem, ou tudo e' apenas conversa de gente muito mistica:.Acho mais que vale pela paisagem.

Unknown disse...

Tom....
Li sua historia e achei muito legal, ñ só pela travessia, e sim pela vivência, mas como nada é por acaso, vc ficou c/ a Russa?!
Vc fez o q muitas pessoas tem vontade..uma loucura rsrsrsrs..
bjs fica c/ Deus!!!

Anônimo disse...

Tom achei super interessante a sua historia, vc fez o q muitas pessoas desejam.......uma loucura rsrsrsrsrs....
Logico q além da caminho, houve uma expêriencia e um Amor será?!
Vc e a Russa ficaram juntos?!
Tudo vale a pena........

Unknown disse...

Parabéns pela coragem. E obrigada por ter voltado.

Ana Raposo disse...

Gostei bastante, e não importa se vc ficou com a Russa ou não,importa a experiência,o que vc viveu ! bjss

guzzy disse...

Agradeço a você por tão maravilhosas palvras nessa manhã.
Abraços

Unknown disse...

Tom...
Parabéns por ter tido a coragem de enfrentar td com tão pouco na época!
E se vc continua com a russa ou não, não importa o importante é que vc viveu!
Bjs e seja muito feliz sempre
Cris

Anônimo disse...

tinha um progeto de vida p/vc,e vc chegou la ,com seu teste de resistência,espero que estejas muito feliz na tua vida ativa,co a pessoa que encontraste nesta jornada, sucesso ,e muita paz em sua vida.

Unknown disse...

Oi Tom...Amei sua história!!
Eu andei lendo muitos livros sobre o "caminho de Santiago"e cheguei a conclusão que a verdadeira felicidade,a iluminação espiritual está dentro de nós mesmos.Eu me sinto uma pessoa sensível e iluminada pois consigo ver e sentir Deus quando medito,qdo olho para um animal,para uma árvore,um rio,o mar,uma montanha,um poema...
Ah!só Deus sabe, cada coisa simples
que me faz chorar!

Beijos querido!!!

Dy disse...

Tom,
Linda História,Vc foi em busca de luz e encontrou a felicidade,como deve saber,nada é por a acaso,precisava descobrir que pode ser feliz em qq lugar,pq a felicidade e a luz estão dentro de vc...Sobre a sua ex esposa,foi necessário vc viajar sim,para descobrir que tudo nessa vida tem a hora certa para começar e terminar,talvez esteja na hora de vc virar a página e reescrever sua história.Desejo para vc muitas felicidades!! E a pergunta que não quer calar rsrsrsrsrs vc trouxe a Russa com vc??Bjs
Happy

Unknown disse...

TOM, sempre tive curiosidade sobre o caminho de Santiago de Compostela, hj vc esclareceu bastante, obrigada por compartilhar com a gente esse teu momento especial. FELICIDADES!
(ah, e a Russa?)
abraço*

Tom R. disse...

A Rita me perguntou "Vc acha que essa viagem é tudo o que dizem, ou tudo é apenas conversa de gente muito mistica:.Acho mais que vale pela paisagem."
E eu respondo: Pra quem não consegue se desprender do celular ou não fica sem conversar com alguém, a viagem é essencial, pois te dá a chance de se encontrar com vc mesmo. Mas se vc já medita, já tira um tempo pra vc mesmo, lê regularmente, então a viagem não é tão necessária, a não ser como uma viagem com fins turísticos apenas, e não com fins espirituais. Eu já tiro bastante tempo pra mim mesmo, então não precisava ter ido. Mas foi importante ter ido, vi lugares muito bonitos... ah, e conheci a Russa...

Tom R. disse...

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: SE EU FIQUEI COM A RUSSA...
Eu trouxe ela sim, mas sabe como é esse povo (meio nômade)... a casa deles é o mundo todo. Em fevereiro a irmã dela vai fazer uma cirurgia e ela tem q voltar pra Europa pra cobrir a irmã dela num número circense que ela fará com seu cunhado. Por quanto tempo ela vai ficar ou se ela vai voltar, aí eu já não sei... Está nas mãos do Universo!

Jaciara disse...

Que bom que vc voltou!
Muitas saudades dos maravilhosos textos que vc nos brinda. Espero que estejas feliz,com ou sem a Russa!

Unknown disse...

Valeu TOM, agora vc respondeu e o povo se cala. Fica por conta do UNIVERSO o final dessa história bacana. Quero q ambos sejam felizes...muita luz para o caminho de vocês. Grande abraço*

Sergio Christino disse...

Olá passando somente para dizer que seu blog é + de bom, e que estamos te seguindo

KENJI disse...

Oi Tom. Obrigado pelo blog existir.
No livro de Lourenço Prado, Alegria e Triunfo, têm as seguintes frases:
"O que vc deseja também está à sua procura". E "Quando expressardes o amor verdadeiro, este vos será retribuído".
Vc foi para a Espanha em busca do amor, e não em busca da ex. E o universo manifestou o amor possível para vc naquele momento, de acordo com o que vc pôde atrair.
Um abraço carinhoso
kenji

Tom R. disse...

Kenji, pelo o que vc escreveu, concluo q vc sabe tudo de lei da atração. Espero que esteja usando esse conhecimento a seu favor.
Abraço de Luz

Conhecer, Explorar e Viver [CEV] disse...

Caraca Tom!

Uau! Pirei com essa historia de vida!
Puxa vida.
Deus de ilumine e a nós todos, pois sempre estamos em busca daquila que nos completa, de um amor....
Deus te ilumine!

pricassou disse...

Ai, Tom... Fico muito tempo sem entrar aqui, e demoro pra colocar a leitura em dia... Mas, como na tua história, a gente descobre que cada coisa tem seu tempo. E sempre que venho aqui, leio algo que deveria ouvir "neste momento".

Obrigada, Tom, por inspirar tantas pessoas... obrigada, por expor tuas experiências e nos permitir percebermos em nós as mudanças que devemos fazer... obrigada, por ter a coragem que muitos não tem...

OBRIGADA!! Beijo enorme pra ti!!

Momentos. disse...

Somente seres iluminados e com direitos divino, nos concederiam tal inspiradoras e motivadoras mensagens. Parabéns!!!

Gisa disse...

Incrível! Como diz o poeta, no fim você acaba encontrando não quem você buscava, e sim quem buscava você.

Vamos tecer disse...

Tom parabens pela sua sinceridade de expor seus sentimentos no caminho de Santiago,foi excelente ,pois a gente tente a fantasiar demais o que le ,mas o certo é que ,apesar de ter sido russo o caminho ,o destino de aliviou enviando-lhe uma russa(rsrsrsrs).Eu ja li este livro do Paulo Coelho,mas sempre acreditei que todos os caminhos sao sagrados ,pois nos levam a algum lugar aonde ,com certeza ,aprenderemos mais uma liçao evolutiva.Obrigado por nos passar a sua experiencia .Cleide

Anônimo disse...

Tom R.
Você lembra da Bruxinha do Orkut ? rsrsrs
Estou aqui ...
Quanto tempo !!!
Espero que estejas bem ...
Abraços ...

Tom R. disse...

Oi Bruxinha... claro q lembro...
Bom ter vc aqui de volta!!

Unknown disse...

Eu vivo sonhando que na minha vida rotineira e comum aconteça algo parecido.
Sugestão: Gostaria de tivesse uma pagina inicial contando quem é Tom R. por Tom R.

Aldanita R. Betancourt disse...

Muito bom texto. Fui a Santiago mas nunca fiz o Caminho de Santiago..vou so Monte Sastha ( lugar Sagrado de Saint Germain)

Unknown disse...

Amei sua historia! Ela é perfeita!