terça-feira

HOMENS SÃO DE MARTE, MULHERES SÃO DE VÊNUS

HOMENS SÃO DE MARTE, MULHERES SÃO DE VÊNUS

Uma seleção das melhores frases feita por Tom R. especialmente para o blog MAIS DE MIL FRASES DE EFEITO.
Se reproduzir este texto em algum outro veículo de comunicação, preserve os créditos acima.


As mulheres precisam entender que quando ele está silencioso, ele está dizendo "Eu ainda não sei o que dizer, mas estou pensando nisso". Em vez disso, o que elas escutam é "Eu não estou respondendo a você porque eu não me importo com você e eu vou ignorá-la. O que você me disse não é importante e por esse motivo não estou respondendo".

As mulheres interpretam mal o silêncio de um homem. Dependendo de como está se sentindo naquele dia, ela pode começar a imaginar o pior - "Ele me odeia, ele não me ama, ele está me deixando para sempre". Isso pode, então, acionar seu medo mais profundo, que é "Eu tenho medo de que se ele me rejeitar, então eu jamais serei amada. Eu não mereço ser amada". Quando um homem está em silêncio, é fácil para uma mulher imaginar o pior porque os únicos momentos em que uma mulher ficaria em silêncio seriam quando o que ela tivesse a dizer fosse muito lesivo ou quando ela não quisesse falar com uma pessoa porque não mais confiasse nela. Não é de se admirar que as mulheres fiquem inseguras quando um homem de repente fica calado!

Eles podem sentir que intimidade demais rouba-lhes a força. Eles precisam regular o quanto se aproximam. Quando se aproximam demais de modo a se perder, disparam campainhas de alarme e se põem a caminho da caverna. Como resultado, ficam rejuvenescidos e encontram seu eu amoroso e poderoso de novo.

Fazer um homem se sentir errado por ir para dentro de sua caverna tem o efeito de empurrá-lo de volta, mesmo quando ele quer sair.

Minha esposa, Bonnie, algumas vezes usa essa técnica. Quando vê que estou na minha e caverna, ela vai às compras.

Quando ela estiver aborrecida por sua tendência de isolamento, ele pode desistir da caverna numa tentativa de satisfazê-la. Eis um grande erro. Se ele desistir da caverna (e negar sua verdadeira natureza), se tornará irritadiço, excessivamente sensível, defensivo, fraco, passivo ou intratável.
E para piorar as coisas, não saberá por que se tornou tão antipático.

A maioria das mulheres fica surpresa ao se dar conta de que, mesmo quando um homem ama uma mulher, periodicamente ele precisa se afastar antes de poder se aproximar. Os homens instintivamente sentem esse impulso de se afastarem. Não é uma decisão ou uma escolha. Simplesmente acontece. Não é nem culpa dele nem dela. É um ciclo natural.

As mulheres interpretam mal o afastamento de um homem porque uma mulher geralmente se afasta por razões diferentes. Ela se retrai quando não confia nele para entender seus sentimentos, quando foi machucada e tem medo de ser machucada de novo, ou quando ele fez alguma coisa errada e lhe desapontou. Certamente um homem pode se afastar pelos mesmos motivos, mas ele também se afastará mesmo que ela não tenha feito nada de errado. Ele pode amá-la e confiar nela, e de repente começar a se afastar. Como um elástico esticado, ele vai se distanciar e então voltar por si só.
Um homem se afasta para satisfazer sua necessidade de independência e autonomia.

Quando um homem volta, ele retoma o relacionamento no mesmo grau de intimidade em que estava antes de se esticar para longe. Ele não sente nenhuma necessidade de um período de readaptação.

Se compreendido, esse ciclo masculino de intimidade enriquece o relacionamento, mas como é mal compreendido, ele cria problemas desnecessários.

Se um homem não tiver a oportunidade de se afastar, ele nunca terá a chance de sentir seu forte desejo de estar perto. É essencial que as mulheres entendam que se elas insistirem em intimidade constante ou "correrem atrás" do seu parceiro íntimo masculino quando ele se afastar, então ele ficará quase sempre tentando escapar e se distanciar; ele nunca terá uma chance de sentir seu próprio desejo apaixonado por amor.

Comumente eu ouço a reclamação "Toda vez que quero conversar, ele se afasta. Sinto como se ele não se importasse comigo". Ela conclui erroneamente que ele não quer conversar com ela nunca.
Essa analogia com o elástico explica como um homem pode se preocupar muito com sua parceira, mas de repente se afastar. Quando ele se afasta, não é porque ele não queira conversar. Ao contrário, ele precisa de algum tempo sozinho; tempo para ficar consigo mesmo, para não ser responsável por ninguém mais. É um tempo para cuidar de si mesmo. Quando ele retornar, então estará disponível para conversar.

Até um certo ponto um homem se perde de si mesmo ao entrar em conexão com sua parceira. Sentindo as necessidades, problemas, vontades e emoções dela, ele pode perder contato com seu próprio sentido do eu. Afastar-se permite-lhe restabelecer seus próprios limites e satisfazer sua necessidade de se sentir autônomo.

Do mesmo modo que nós não decidimos ficar com fome, um homem não decide se afastar. É um impulso instintivo. (...) Entendendo esse processo, as mulheres podem começar a interpretar esse afastamento corretamente.

Esse ciclo natural do homem de se afastar pode estar obstruído desde sua infância. Ele pode ter medo de se afastar porque testemunhou a desaprovação de sua mãe ao distanciamento emocional de seu pai.
Tal homem pode nem notar que precisa se afastar. Pode inconscientemente criar discussões para justificar seu afastamento. Esse tipo de homem desenvolve mais o seu lado feminino, mas à custa da repressão de um pouco o seu lado masculino. Ele é um homem sensível – Ele tenta bastante agradar e ser amável, mas perde parte do seu eu masculino no processo. Ele se sente culpado em se afastar, sem saber o que aconteceu, perde seu desejo, poder e paixão; torna-se passivo e excessivamente dependente.

Entender esse ciclo de intimidade masculino é tão importante para um homem quanto para uma mulher. Alguns homens se sentem culpados por terem necessidade de passar algum tempo em suas cavernas ou podem ficar confusos quando começam a se afastar e então, mais tarde, se encolhem de volta. Eles podem erroneamente julgar que alguma coisa está errada com eles. Por isso é importante tanto para homens quanto para mulheres entender esses segredos sobre homens.

Sandra e Larry estavam casados há vinte anos. Sandra queria o divórcio e Larry queria tentar ainda fazer com que o casamento desse certo. Ela disse "Como é que ele pode dizer que quer continuar casado? Ele não me ama. Ele não sente nada. Ele se afasta toda vez que preciso que ele fale. Ele é frio e sem coração. Por vinte anos ele tem contido seus sentimentos. Eu não estou disposta a perdoá-lo. Eu não permanecerei nesse casamento. Eu já estou cansada de tentar fazê-lo se abrir e compartilhar
seus sentimentos e ficar vulnerável". Sandra não sabia como tinha contribuído para o problema deles. Ela pensava que era tudo culpa do seu marido. Julgava que tinha feito de tudo para promover intimidade, conversa e comunicação, e que ele tinha resistido a ela por vinte anos. Depois de ouvir sobre homens e elásticos no seminário, ela caiu em prantos, pedindo perdão para o seu marido. Ela se deu conta de que o problema "dele" era problema "deles", homens.

Numa sessão particular de aconselhamento, Lisa me contou, "Não é mais divertido ficar com ele. Eu tentei de tudo para animá-lo, mas não funciona. Quero que façamos coisas divertidas juntos, como ir a restaurantes, fazer compras, viajar, ir ao teatro, festas, e dançar, mas ele não. Nós nunca fazemos nada. Só assistimos televisão, comemos, dormimos e trabalhamos. Eu tento amá-lo, mas estou com raiva. Ele costumava ser tão charmoso e romântico! Viver com ele agora é como viver com uma lesma.
Não sei o que fazer. Ele simplesmente não arreda pé!" Depois de aprender sobre o ciclo de intimidade masculino - a teoria do elástico - tanto Lisa quanto Jim se deram conta do que tinha acontecido. Eles estavam passando tempo demais juntos. Jim e Lisa precisavam passar mais tempo separados. ****************************************************************************** Inscreva-se em nossa NewsLetter e receba semanalmente a postagem de destaque de cada semana do nosso blog MAIS DE MIL FRASES DE EFEITO. Vídeos motivacionais, Sugestão de Filmes de Efeito, Sons de Efeito, Vídeos de Efeito, Frases de Efeito, Matérias de Efeito, resumos de livros de Auto-Ajuda e muito, muito mais.
Preencha a linha abaixo com seu e-mail e usufrua Já desta vantagem:
Coloque aqui seu e-mail:



My Great Web page

21 comentários:

Anônimo disse...

"Não é mais divertido ficar com ele. Eu tentei de tudo para animá-lo, mas não funciona. Quero que façamos coisas divertidas juntos, como ir a restaurantes, fazer compras, viajar, ir ao teatro, festas, e dançar, mas ele não. Nós nunca fazemos nada. Só assistimos televisão, comemos, dormimos e trabalhamos. Eu tento amá-lo, mas estou com raiva. Ele costumava ser tão charmoso e romântico! "

Nossa isso foi realmente tudo o que aconteceu comigo, e hj separados ! Talvez nao entendia esse afastamento e talvez eu tb precissase desse "elástico", adorei a parte que li.

Anônimo disse...

Nossa como foi bom ficar ao lado do meu marido durante doze anos.
Nos momentos de silêncio,faziamos só sexo.E na maioria das vezes ficava em silêncio.Era bom de mais.

Unknown disse...

adorei saber disso. me ajudou muito no relacionamento com o meu namorado. eu sempre achei que afastamento queria dizer que ele não mais queria algo comigo e que tinha pena demais de mim pra terminar de vez ou dizer alguma coisa. acho que ele já tinha dado sinais de que o afastamento era por isso tudo que o texto diz. eu é que não conseguia acreditar. mas agora compreendo. acho que devo deixar ele na dele, não ficar mais insistindo em que me ligue sempre, todo dia, ou que queira pensar em mim sempre. porque acho que estou me refletindo nele. eu é que sou assim, né? valeu. adorei. obrigado!!!

BLOGGER disse...

APARTIR DE HOJE NUNCA MAS DESCUTO COM MEU NAMORADO , NAO SEI COMO ENTREI NESSE BLOG MAS FOI MARAVILHOSO...

Ísis Tami disse...

Ok. De acordo com o texto as mulheres tem que ser compreensivas com o sexo masculino para que tudo dê certo. Já que o afastamento é tido como um instinto. As mulheres tem que fazer um esforço enorme, sentirem uma angústia imensa, ficarem subordinadas a esse instinto masculino. Mas o que não é dito é que sentir-se rejeitada também é um instinto feminino.
Não se enganem que todo o afastamento é um instinto, que a total desatenção faz parte da natureza masculina.
Ambos precisam de um tempo para si, ambos precisam ser compreensivos um com o outro, não somente a mulher com o homem.
São seres diferentes, mas que podem dar certo juntos se deixarem um pouco de lado o orgulho e estarem abertos a novas idéias.

Unknown disse...

Eu concordo com a Ísis, ficamos realmente angustiadas pois o afastamento pode ser uma faca de dois gumes. Existem homens maduros que necessitam do silêncio por pulsão, porém existem os babacas que fazem isso por inúmeros outros motivos. Estou lendo o livro e tentando amadurecer, pois há vários anos me mantive afastada de relacionamentos, agora que encontrei uma pessoa bacana e atenciosa eu quero sempre esta atenção, e sei que não é sempre que ele estará carinhoso. Nós mulheres somos insaciáveis....kkkk

Paula Silva disse...

Aff, estou passando por essa fase, mas sei não, estou dando tempo ao tempo, pois não posso ficar vendo a vida passar, esperando que TALVEZ ele saia da caverna e me responda, tudo e todos tem seu tempo, mas o nosso tempo é curto d+...

Anônimo disse...

Estou tbm passando por isso. Meu namorado está na caverna a 2 semanas... não estou mais aguentando de saudade! Já mandei um SMS. Vou aquardar o resultado.

Anônimo disse...

Eu também estou passando por isso, estou tentando dar esse tempo que ele pediu, pra ficar no canto dele, mas é difícil aceitar essa situação e ficar longe dele.Mas esse texto me ajudou muito a entender o que de fato está acontecendo com ele.Adorei a leitura.

Aline disse...

meu namorado ta na caverna, ele manda sms pra mim uma vez ao dia, mas continua frio e saindo com os amigos, nao me da atenção...estou confiando no tempo e no texto,mas eh muito difícil e espero q o resultado nao seja ruim.

Marina disse...

Muito interessante o texto. Eu e meu namorado nos viamos todos os dias. De 5 meses para cá dormiamos todos os dias juntos.E sempre saiamos para jantar, algum show. Essa semana ele foi dormis na casa dele(ate entendi, pois precisamos d um momento só,eu tb tava precisando) em plena sexta feira ele simplesmente depois de termos conversado 2 hs depois desligou o celular e saiu com um amigo para um show e nem me falou nada.Fiquei preocupada sem saber d nada.Nao dormir claro e tentando ligar no cel dele e so caia na caixa postal.4hs da manha o celular dele chamou,tentei umas 4 vezes.Depois ele desligou de novo...Fiquei super mau...Consegui dormir por 4 hs e acordei sem saber oq fazer. Fui na casa dele. So queria saber se ele achava certo oq ele fez.Pois para mim nao servia. Fiquei o tempo todo pensando que ele nao queria maisss,so fez aquilo para eu brigar com ele e terminar..algo assimm...Depois eu sem engolir a historia, fingir q tava tudo bem e ficamos de boa(ele me procurou). MAs ainda estou insegura. Mas depois que li o texto deu uma aliviada.Será q to certa

Anônimo disse...

Saio com uma pessoa a quase 2 anos. Eu sai de um casamento de 16 e ele de um namoro em que não tinha liberdade alguma.
Nos damos muito bem..nunca brigamos. Nunca nos proibimos de nada, mas não somos bem namorados... vou para casa dele uma vez por semana ou de 15 em 15 dias..mas nos falamos todos os dias por mais de 4 hs pelo skype nem vemos o tempo passar. Mas tem momentos q ele se afasta e isso me preocupa..fico insegura pq não somos namorados..ele diz q não quer um compromisso quer um tempo sozinho pq sempre namorou..eu entendo..conversamos muito, sempre abertamente...temos uma relação otima mas eu fico insegura..sei q um namoro ou não não muda muito é só um status..mas acho q me daria mais segurança..tenho medo das vezes q ele se afasta um pouco...mas por um lado penso..poxa..nos falamos TODOS os dias por muitas horas, nem namorados fazem isso, é normal um dia ou outro não nos falarmos ne?
nossa fico tão confusa as vezes. não quero pressiona-lo...mas esse texto fez meu coração aquietar-se um pouco.

Anônimo disse...

Sou homem e esse mito da caverna embora realmente aconteça, já existem provas concretas de que ele acontece por conta de algo que todos adoramos: orgasmo. Trata-se de um instinto do homem de após ter um orgasmo, ele imediatamente sentir vontade de procurar outra parceira. Isso se dá por que estamos apenas tentando fazer com que nossos genes tenham a maior chance possível de perpetuar e acontece graças a liberação de ocitocina após o orgasmo e os sintomas duram por mais ou menos duas semanas. Mas não se enganem mulheres pois a ocitocina também afeta vocês pelo mesmo período de tempo. No livro em inglês chamado "Cupid's Poisoned Arrow" os autores abordam o assunto e falam que a solução é utilizar a técnica de Karezza, onde a relação sexual nunca chega a um orgasmo. E acreditem, depois de aprender como praticá-la com eficiência, a relação sexual se torna muito mais íntima, dura horas e horas de prazer, afeto e diversão e o melhor, não passamos pelos altos e baixos que a liberação de ocitocina causa na vida e no relacionamento. Espero ter ajudado. :)

Anônimo disse...

Amei essa pagina e todos os comentarios.....me ajudou muito.

Unknown disse...

E dificil entender essa situaçao, homens que se trancam por um tempo, para pensar o que? Fazer o que?. Quando nos mulheres fazemos isso eles ja começam a achar que estamos com outro.

Anônimo disse...

Então acho q vou me relacionar com outras mulheres daqui pra frente. Se os homens são assim cheios de frescura, a todo momento "precisando" se distanciar da gente, é um ser muito CHATO e complicado. É simples: se gosto muito de chocolate... vou comer um bombom todo dia. Se gosto muito de alguém quero dar um beijo nele todo dia. Cada um pode ter o seu espaço sem precisar fugir. Andreia

Anônimo disse...

Estou querendo um tempo faz tempo, + a namorada não me deixa ficar sozinho, e com isso, estou realmente perdendo o interesse nela, isso pq depois de anos junto, percebi q joguei tudo pra cima para me agarrar aos desejos e sonhos dela, e hoje, ainda continuo tentando me afastar um pouco, para tentar lembra ao menos qual era o meu objetivo de vida, algumas mulheres diz q é angustiante ficar esperando, + entenda, se vcs jogarem suas angustia de espera na cara do cidadão, ele vai voltar contrariado, e o final, só ele está sacrificando, engolindo seus instintos, carregando o fardo sozinho enquanto está tudo certo para vcs, por isso digo, tente compreender o rapaz, pode não ser fácil esperar ele voltar, + nunca senti algo tão ruim quanto essa solidão e vazio mesmo tendo uma pessoa sempre ao lado.

Unknown disse...

Perfeito este livro

CASA DO X disse...

Pois é moça, mas os babacas existem mesmo, mas o tempo que eles querem e buscam são bem maiores pode ter certeza disso.

Ana disse...

Ah!Da licença precisa-se de tempo é compreeensivo,mas desligar o cell com essa eu ia pro Japão e tbm dava um tempo dele. É muito chato isso desligar o cell pra namorada?!

Unknown disse...

No livro fala da versão feminina tbm